L P F para Gestantes
Você sonha com sua barriga assim?
LPF PARA GESTANTES
O LPF para gestantes é indicado e a técnica é totalmente adaptado para as mamães. O Low Pressure fitness para gestantes tem a função de potencializar os resultados alcançados pelo Pilates, bem como atingir uma melhora significativa no alinhamento postural, contribuindo também na regulação do tônus muscular.
Curiosidade:
Você sabia que uma das vantagens do LPF é melhorar o funcionamento do intestino? A técnica quando aplicada da maneira correta estimula o intestino preso normalizando o organismo e contribui à desinchar. O resultado é visível na diferença do volume da barriga.
SOBRE O MÉTODO
O método é conhecido como técnica da barriga negativa por diminuir a circunferência do abdômen (ou seja, a cintura também!). Ela pode reduzir até 12 centímetros em 3 meses.
LPF significa Low Pressure Fitness que corresponde a um sistema de treino baseado na técnica hipopressiva, combinando alongamentos miofasciais, técnica neurodinamica e reeducação respiratória com a metodologia didática mais avançada em ciências do exercício físico. Como o seu nome indica é o fitness de baixa pressão, uma vez que incide sobre as principais cadeias musculares ao mesmo tempo que diminui a pressão intra-abdominal. É uma técnica global baseada em exercícios posturais e respiratórios associados a uma diminuição da pressão intra-abdominal.
Benefícios: Melhora o tónus muscular proporcionando benefícios para a saúde, rendimento desportivo e estético. Com LPF obtém-se melhora postural e capacidade cardiorrespiratória. Além disso, auxilia na prevenção de incontinência urinária, hérnias de disco, umbilical e ingnal e diástase abdominal (afastamento da musculatura abdominal).
OBJETIVOS PRINCIPAIS DE LOW PRESSURE FITNESS
1. Tonificar a musculatura abdomino-perineal
2. Contribuir para melhorias posturais.
3. Prevenir todo o tipo de hérnias (abdominais, vaginais..)
4. Regular e/ou melhorar os parâmetros respiratórios.
5. Prevenção e/ou redução dos sintomas de incontinência.
6. Melhorar a gestão da pressão intra-abdominal.
7. Aumentar e regular os fatores vascularizantes.
8. Prevenção de lesões articulares e musculares.
9. Proporcionar uma eficaz proteção lombo pélvica.
10. Como todo o exercício físico, proporcionar bem-estar e prazer.
ORIGEM LPF
A técnica de exercícios hipopressivos foi criada nos anos 80 pelo fisioterapeuta Belga Marcel Caufriez, doutor em motricidade e reabilitação. Ele, que trabalhava com recuperação pós-parto, percebeu que a técnica de sucção abdominal proporciona uma recuperação muito mais rápida nas mulheres no pós parto.
E em 2016 o educador físico espanhol Pitu Pinsach, aprimorou a técnica para o mundo fitness, e criou o Low Pressure Fitness.
LPF NO TRATAMENTO DA DIASTASE ABDOMINAL
Diástase é quando há uma ruptura da parede abdominal e tecido conjuntivo podendo haver um espaçamento de até 10 cm no reto do abdômen. É quando a fibra do abdômen se rompe. Comum no pós parto e quando feito muito esforço indevido.
A diástase ocorre em virtude de uma má gestão da pressão intra abdominal durante a gestação, ou seja, não ocorre uma co ativação da musculatura durante o crescimento do bebê. Isso provoca uma protrusão abdominal e uma antepulsão pélvica, posição que favorece a separação dos músculos do reto abdominal na linha alba.
A sucção do abdômen em apneia expiratória provoca uma ativação da musculatura mais profunda desta região, ativando assim a produção de fibroblastos, células que sintetizam colágeno e elastina e formam as fibras, fechando a diástase e melhorando o aspecto do abdômen da mulher.