Porque as pessoas escolhem Pilates
top of page
  • Foto do escritorB. Lemos

Porque as pessoas escolhem Pilates

Atualizado: 9 de jan. de 2019

MOTIVOS PELO QUAL AS PESSOAS BUSCAM O PILATES



Nossas pesquisas mostram os motivos que levam os alunos a praticarem Pilates são diferentes segundo três faixas etárias – 18 a 29 anos, 30 a 40 anos e 40 a 59 anos. As idades foram divididas, pois houve uma diferença entre os motivos que os levaram a praticar Pilates.

De acordo com pesquisas, temos na sua maioria que os jovens de 18 a 29 anos praticam o Pilates para manutenção da saúde e qualidade de vida. Logo depois, o segundo motivo que os fazem praticar é pela busca de obter uma melhora postural. Além dos alunos desta faixa etária possuírem preocupação em manter a qualidade de vida, eles também se preocupam com a melhoria da flexibilidade. Em estudo realizado por Dantas et. al. (2002), os autores afirmam que a flexibilidade declina com a idade, sendo destacado uma maior perda a partir dos 30 anos.

Após os 40 anos, percebemos que há variações de resultados, destacando que a maioria buscou praticar Pilates por ter sido indicação médica. Logo depois, outras três prioridades foram destacadas, sendo elas melhorar a qualidade de vida, melhorar hábitos posturais e manter a socialização.


BENEFÍCIOS ALCANÇADOS COM A PRATICA DO PILATES


O método Pilates visa melhorar a flexibilidade em geral e busca manter a saúde através do fortalecimento do centro de força, conhecido como POWER HOUSE, que este corresponde ao conjunto de músculos do abdômen, glúteos, quadril e coluna lombar. O método proporciona a melhora da postura e ansiedade, através da combinação ofertada pela respiração com os movimentos executados. Ele visa o movimento consciente sem fadiga e dor, o método baseia-se em seis princípios: respiração, concentração, precisão, fluidez, centro e controle (SANTIAGO 2006). Através dos princípios básicos do Método Pilates é possível combater complicações posturais, falta de alongamento, problemas relacionados à dor e fraqueza muscular.

125 visualizações0 comentário
bottom of page