Buscar
  • B. Lemos

Pilates em Paulinia

Atualizado: 9 de Jan de 2019


Tudo sobre o seu desejo de fazer Pilates perto de casa com uma profissional altamente qualificada.


HISTÓRIA


O criador do método Pilates foi Joseph Hubertus Pilates (1880-1967) que nasceu na Alemanha e desenvolveu este método ao longo de sua vida. Na sua infância sofria de raquitismo e febre reumática. Devido a sua saúde fraca na infância e à sede de conhecimentos, tornou-se autodidata aprofundando seus conhecimentos em anatomia, fisiologia e cultura física (PIRES; SÁ, 2005). O Método teve por influência o yoga, artes marciais e ao estudo do movimento dos animais. Em 1912, Pilates foi convocado para a Guerra, encorajando seus colegas a participarem de seu programa de exercícios no solo, momento que auxiliou o refinamento de suas ideias e consolidação de seu método. Nesta época, ocorreu uma epidemia de gripe causando a morte de muitos combatentes, mas os praticantes dos exercícios de Pilates não foram contaminados. (LATEY, LANGE, 2001 et al., 2000). Mais tarde, Pilates voltou à Alemanha e começou a aplicar seu método em pessoas feridas aprimorando-o através da utilização de molas contidas nas próprias camas dos lesionados (MUSCOLINO; CIPRIANI, 2004). Em 1926, Pilates foi para os Estados Unidos e se casou com uma enfermeira chamada Clara. Juntos, fundaram um estúdio de pilates no qual seus primeiros alunos foram atletas e dançarinos (LANGE et al., 2000).


MÉTODO CLÁSSICO DE ENSINO


Na evolução do Método Pilates, nos deparamos com dois principais modelos, o clássico e contemporâneo. No Método Pilates Clássico os exercícios seguem uma ordem pré - estabelecida de níveis sendo básico, intermediário e avançado (PANELLI, DE MARCO 2006). No Método Pilates Clássico, os exercícios são fiéis à que seu criador fazia. Começou com a bailarina Romana Kryzanowska, que foi aluna de Joseph Pilates e mais futuramente tornou-se professora trabalhando na difusão e na conservação do Método (LATEY 2002; PANELLI, DE MARCO 2006). O Método Pilates Clássico começou no Brasil em 1991 com Alice Becker Denovaro, e em São Paulo o Método chegou em 1998, com a organização de Inélia Garcia, sendo o primeiro Curso de Certificação para professores de Pilates, ministrados por Romana Kryzanowska que esta trouxe abordagem rigorosa, mantendo os princípios originais do método (PANELLI, DE MARCO 2006).


MAT PILATES


Os exercícios de solo são realizados com o próprio peso do corpo e por não contarem com o auxílio de suportes e aparelhos a sua execução se torna difícil e a consciência, força, flexibilidade, coordenação e resistência se tornam mais aguçados. Eles podem ser realizados deitado, sentado e de pé podendo utilizar diversos acessórios para desafiar o corpo, sendo os principais as bolas suíças, discos de equilíbrio, faixas elásticas, rolos sólidos, prancha de equilíbrio e circulo mágico.


PILATES APARELHO


Os exercícios realizados nos aparelhos envolvem equipamentos especializados que agem contra a resistência do corpo e podem tanto facilitar quanto dificultar a execução do movimento, possuindo molas ajustáveis para suportar diferentes tensões (STANMORE 2008 apud SOUZA, 2012). Os equipamentos foram introduzidos na prática com a finalidade de auxílio na execução de exercícios realizados no solo e na reabilitação corporal, sendo eles o Reformer, Cadilac, Barrel, Chair e Wall Unit (PIRES, 2005). Além desses equipamentos, as molas são empregadas para a delimitação da intensidade do exercício, a fim de atingir um completo trabalho de equilíbrio corporal entre forca e flexibilidade.


#pilates #pilatespaulinia #pilatesbrunalemos

6 visualizações
  • Preto Ícone YouTube
Cu00f3pia_de_Sem_nome.png